Consultoria Situacional

Objetivos Gerais

  • Desenvolver para o Cliente um programa de avaliação, diagnóstico, execução, proposta de soluções e acompanhamento da gestão nos períodos críticos de início de mandato, buscando o cumprimento das leis 4.320/64, 101/2000 e Constituição Federal
  • Criar condições e elaborar relatórios de informações gerenciais para a tomada de decisão do executivo

Assuntos de Atuação

a) Situação Financeira do Município

  • Limite de gasto com pessoal
  • Grau de endividamento e situação das operações de crédito
  • Volume de restos a pagar inscritos em 2008
  • Volume de recursos empenhados e não liquidados

b) Compromissos Futuros Já Assumidos

  • Contratos e Convênios em vigor
  • Aumentos salariais concedidos com data futura de implantação

c) Situação do Funcionalismo

  • Quadro efetivo (atenção à idade média do funcionalismo)
  • Contratos de terceirização com vencimento nesse prazo
  • Adimplência do pagamento de pessoal
  • Percentual de servidores efetivos ocupantes de cargo em comissão

d) Programas e Projetos em Andamento

  • Documentação e situação de programas e projetos
  • Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2009
  • Gestão junto à Câmara Municipal para propositura de emendas com ações de implementação imediata, que não podem esperar o segundo ano de mandato (o orçamento do primeiro ano do mandato obedece ao plano  plurianual do governo anterior)
  • Verificar a existência de Estudos Prospectivos recém concluídos ou em vias de conclusão (Projetos de Lei).
  • Prazos de pagamento de dívidas, contratos, salários e fornecedores.

e) Providências Necessárias

  • Apresentação do Fluxo de Funcionamento da Administração Pública (PPA, LDO, LOA, EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, PRESTAÇÃO DE CONTAS, CONTROLES)
  • Responsabilidade do Ordenador de Despesas
  • Assuntos que demandam providências nos primeiros 100 dias .

f) Fluxo de Funcionamento Orçamentário

  • PPA – Plano Plurianual de Ações (PPA vigente, elaboração PPA do mandato)
  • LD0 – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO vigente, elaboração exercício seguinte)
  • LOA – Lei Orçamentária Anual (Sanção, publicação , elaboração)

g) Gestão Financeira

  • Levantamento das Disponibilidades Financeiras (Fluxo de Caixa)
  • Levantamento dos compromissos de pagamentos (Fluxo de Caixa)
  • Cadastramento dos responsáveis por contas bancárias (tesouraria, Fundeb, MDE, FMSA e outros)

h) Gestão Patrimonial

  • Levantamento dos Bens e valores (inventariar bens recebidos gestão anterior, situação de bens recebidos em cessão, bens cedidos para uso de terceiros)
  • Inscrição das Responsabilidade por Guarda de Bens
  • Levantamento das obras em andamento (situação: cronograma, paralisação)

i) Gestão de Pessoal

  • Levantamento do números de servidores (situação funcional, cedidos, Cargos efetivos , livre nomeação)
  • Situação da Folha e encargos em relação aos limites da LRF

j) Gestão de Transferências Voluntárias

  • Situação dos recursos transferidos na gestão anterior (vigência, valores em contas vinculadas)
  • Prestação de Contas pendentes (cronograma das vencidas e a vencer)

k) Gestão Fiscal

  • Limites da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal: (Pessoal e Endividamento)
  • Elaboração e Publicação de Relatórios: (Compromissos para 31/01/2009)

l) Execução Orçamentária

  • Receita (Receita orçada, Meta para o exercício, procedimentos fiscalização e sonegação, gestão dívida ativa)
  • Despesa (limites constitucionais)
  • Programação orçamentária para o exercício (limitação de empenho)
  • Créditos adicionais (reabertura de créditos exercício anterior, limites para suplementação da LOA)

m) Gestão Contábil

  • Responsável técnico
  • Sistema contábil (Contratação, backup de arquivos e documentação)
  • Arquivos de documentos

n) Controle Interno

  • Medidas de funcionamento (existência, estrutura, providências para início do Mandato)
  • Situação Cadastral (CAUC, CADIN, INSS, FGTS, e outros cadastros visando a regular situação do Município para recebimento de recursos)

o) Controle Externo

  • Tribunal de Contas: Providenciar cadastro de senhas e sistemas visando prestação de contas e Prestação de Contas (Gestão anterior, Educação, Saúde, atos de ordenação, Responsabilidade Fiscal)
  • Legislativo Municipal: Lei Orgânica, aprovação do Orçamento, consolidação de contas, repasses de duodécimos
  • Ministério Público

Do Atendimento Técnico

  • Serviços de suporte técnico por telefone e internet na operação dos serviços, pessoal para atendimento “in-loco”,  bem como acesso ao site de relacionamento www.elootecnologia.com.br, em plataforma própria de atendimento ao Cliente para abertura de Help-Desk
  • Para realizar os atendimentos de maneira rápida e satisfatória, utilizamos um sistema exclusivo de controle que gerencia as ocorrências desde o primeiro registro do chamado técnico até sua solução, gerando um histórico de interações ao longo do tempo
  • Todos os contatos registrados, bem como suas soluções, os próprios Clientes transformam em relatórios que podem ser visualizados periodicamente, permitindo que estes acompanhem e controlem todos os atendimentos realizados