Consultoria PPA e LDO

Objetivos Gerais

  • Listar os principais aspectos a serem considerados na elaboração do Plano Diretor
  • Indicar a relação e interação entre os instrumentos de Planejamento: PPA e LDO
  • Identificar as etapas do ciclo do gasto público no processo de gestão dos Planos
  • Reconhecer a importância do Programa como elemento de integração entre o Planejamento, Orçamento e a Gestão Pública
  • Descrever a importância em se utilizar a metodologia de análise de problema para garantir a qualidade do Programa
  • Identificar as principais ferramentas para a análise de problemas na construção de Programas do PPA
  • Citar os principais passos para elaborar um Programa do PPA
  • Identificar os diferentes tipos de indicadores utilizados para mensurar o resultado e a execução de um Programa do PPA
  • Listar os principais problemas relacionados à construção de indicadores, à avaliação e revisão dos Programas do PPA
  • Indicar as metodologias de monitoramento, de avaliação e de revisão do PPA utilizadas no Governo Federal e Estadual
  • Identificar os principais problemas encontrados na execução dos Programas e os meios para enfrentá-los
  • Descrever os principais problemas relacionados ao monitoramento dos Programas do PPA, identificar as alternativas possíveis para minimizar estes problemas e as medidas que podem ser tomadas para otimizar a execução
  • Identificar as etapas críticas das principais Ações (orçamentárias ou não) relacionadas ao Programa;
  • Identificar as principais etapas do processo de execução orçamentária e financeira, e as medidas que podem ser tomadas para otimizar a execução

Descritivo Técnico dos Serviços

a) Instrumentos de Planejamento Orçamentário e Financeiro: Plano Diretor

  • Objetivo, obrigatoriedade e conteúdo
  • Sistemática de acompanhamento
  • Modelo padrão (Assuntos principais a serem tratados no texto da Lei)   

b) Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias

  • Conceitos e objetivos   
  • Fundamentação legal   
  • Visão sistêmica do ciclo de gestão   
  • Composição das estruturas orçamentárias (Orgão, Programa,  Projeto, Ação, etc)   
  • Elaboração dos Programas   
  • Construção dos Indicadores (Indicadores de metas financeiras e Indicadores de metas físicas)
  • Monitoramento dos programas
  • Avaliação e revisão dos programas
  • Sistemática do Governo Federal e Estadual
  • Modelos de anexos obrigatórios – STN
  • Modelo de Projeto de Lei do PPA e da LDO

Do Atendimento Técnico

  • Serviços de suporte técnico por telefone e internet na operação dos serviços, pessoal para atendimento “in-loco”,  bem como acesso ao site de relacionamento www.elootecnologia.com.br, em plataforma própria de atendimento ao Cliente para abertura de Help-Desk
  • Para realizar os atendimentos de maneira rápida e satisfatória, utilizamos um sistema exclusivo de controle que gerencia as ocorrências desde o primeiro registro do chamado técnico até sua solução, gerando um histórico de interações ao longo do tempo
  • Todos os contatos registrados, bem como suas soluções, os próprios Clientes transformam em relatórios que podem ser visualizados periodicamente, permitindo que estes acompanhem e controlem todos os atendimentos realizados